terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dica literária

0 comentários
Leitura deliciosa. Nos faz lembrar de muitos momentos da nossa infância. Vale a pena, as crianças apreciaram muito.


           Em 1985 Fernando Sabino escreveu "O menino no espelho", livro no qual ele reúne suas histórias de infância em Belo Horizonte, cidade onde nasceu. Nesta obra, o menino Fernando (o próprio Sabino) é o narrador que conta as estrupulias, as aventuras, as alegrias e as frustrações que a infância proporciona a todos. São histórias leves, que correm soltas, como as próprias crianças gostam de estar. São histórias que a grande maioria dos adultos costuma ter em sua cabeça, mas que dificilmente as repassa para seus filhos.

           
Em "O menino no espelho", Sabino, além de revisitar suas aventuras infantis, faz um imenso favor aos adultos - principalmente aos inseguros, egoístas ou apenas ocupados -, que se recusam a dividir com as crianças próximas as histórias de suas infâncias. O escritor mineiro se encarrega de voltar ao passado, recolher tais histórias e trazê-las para os pequenos. Aos adultos resta apenas o trabalho de ler para a ciançada ou, pelo menos, de indicar o livro a elas.

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer

0 comentários

Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo



Foto: livros

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura!

Educar